quarta-feira, 27 de abril de 2011

1ª Bicicletada guarulhense

Enviado por Enrique

Guarulhos promove 1ª Bicicletada da Juventude

25/04/2011 - 17:38



Passeio ciclístico movimenta a cidade domingo

Mais que um passeio por algumas das principais vias públicas da cidade, a 1ª Bicicletada da Juventude de Guarulhos, que ocorre neste domingo (1º), às 9 horas, pretende promover a discussão e conscientização das pessoas sobre o uso da bicicleta como meio de transporte sustentável, saudável e alternativo.



A iniciativa é promovida pela Coordenadoria da Juventude e tem apoio das secretarias de Transporte e Trânsito e de Esporte, Recreação e Lazer, além da ONG Movimento Ciclista Alvorosso. A expectativa da organização é que cerca de 400 ciclistas participem da ação.


“Atividades como essa são fundamentais para incentivarmos os jovens a defenderem cada vez mais os preceitos da sustentabilidade e da responsabilidade social. Assim, estaremos contribuindo para formarmos cidadãos conscientes do seu papel na sociedade”, afirma o coordenador da Juventude, Wagner Hosokawa.



Para participar da 1ª Bicicletada da Juventude de Guarulhos basta fazer inscrição gratuita pelos telefones 2408-5604 / 2475-8616 ou pelo site www.guarulhos.sp.gov.br/portaleventos. Quem não conseguir se cadastrar antecipadamente deve levar o RG no domingo e se inscrever momentos antes do passeio. Haverá sorteio de brindes para quem fizer o passeio.



A concentração está prevista para as 9 horas, na avenida Papa João XXIII, no portão principal do Bosque Maia. De lá, os ciclistas seguirão pelas avenidas Paulo Faccini e Presidente Tancredo Neves rumo à ciclofaixa existente na avenida Ministro Evandro Lins e Silva, ao lado do Hospital Geral do Cecap.



“A presença do poder público em uma iniciativa como essa é importante por sinalizar a necessidade de se pensar em meios de transporte alternativos aos veículos movidos por combustível fóssil”, diz o coordenador do Movimento Ciclista Alvorosso, Péricles Moreira dos Santos.



CIRCULAÇÃO SEGURA – Segundo Fernanda Mayumi, coordenadora da Escola Pública de Trânsito (EPT), órgão ligado à Secretaria de Transportes e Trânsito, convém lembrar alguns cuidados essenciais para a movimentação segura dos ciclistas.



“É preciso sempre usar capacete e equipar a bicicleta com luzes, adesivos refletivos e espelho retrovisor. Para ser visto pelos motoristas, o melhor é trajar roupas claras, principalmente à noite. Antes de fazer uma manobra, procure sinalizar com o braço”, aponta.



Ela orienta ainda os amantes da “magrela” a evitar circular por calçadas e a obedecer a sinalização de trânsito. “Nunca ande na contramão de direção e se estiver em grupo pedale em fila única. Nas vias de maior tráfego, preste bastante atenção às curvas, cruzamentos e pontos de ônibus. Por fim, tenha cuidado ao ultrapassar carros estacionados, já que a porta pode ser aberta de repente”, enumera Fernanda Mayumi.



Nenhum comentário:

Postar um comentário